A Prefeitura de São Sebastião realizará mais uma palestra voltada à elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Desta vez, na quinta-feira (11), das 9h às 12h00, na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São Sebastião, com o tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
Ministrada pelo professor Carlos Nunes, o objetivo é apresentar e discutir os ODSs, que foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015. A palestra é destinada aos membros do Plano, que terão a oportunidade de aprender sobre a importância dos ODS para o desenvolvimento sustentável e como eles podem ser aplicados em suas atividades cotidianas.
O PMDI visa estabelecer diretrizes, projetos e ações para cada secretaria para os próximos anos, integrando o desenvolvimento municipal. Carlos Nunes é professor na Fatec, e durante o evento, ele irá abordar diversos temas relacionados aos ODS, como a “Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda Pública”, abordada em dois tópicos:
I – Conceitos básicos
Histórico de encontros e conferências internacionais sobre o meio ambiente
O que é Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030
ESG na Gestão Pública
Planos Municipais relacionados à Agenda da Sustentabilidade
II – Implementando a Sustentabilidade na Gestão Pública (Enfoque especial para integração ao planejamento municipal).
● Implementando a Sustentabilidade na Gestão Pública
○ A3P
○ Plano de Gestão de Logística Sustentável – PGLS
○ Plano de Gestão de resíduos sólidos – PGRS
● GPS Guia para Gestão Pública Sustentável
● Indicador Cidade Sustentável
● Como implementar o monitoramento da Agenda 2030, através de Indicadores dos ODS
○ Possibilidade de inserção nas peças orçamentárias (PPA e LOA)
● ESG: Possibilidades de implementação na Gestão Municipal
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Daniel César Augusto, a palestra “é uma oportunidade única para os membros do Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado aprenderem sobre os ODS e como eles podem ser aplicados em suas atividades diárias, contribuindo para um mundo mais sustentável e equitativo”.
Daniel Augusto destacou a importância do PMDI para alinhar os Planos Estratégicos Organizacionais das Secretarias Municipais com o Plano de Governo 2021/2024, o Plano Diretor Municipal, o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
“O objetivo é integrar todas as áreas e garantir o desenvolvimento sustentável do município, com foco em resultados para a população. O Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado é um instrumento fundamental para a gestão pública e permite a execução de ações coordenadas entre as secretarias e os setores do município”, ressaltou.