15.7 C
São Sebastião
domingo, 27 de julho de 2025
Cuidados Contra a Dengue
Início Destaque Idosos de São Sebastião visitam aldeia indígena em Boraceia e destacam importância...

Idosos de São Sebastião visitam aldeia indígena em Boraceia e destacam importância para a vida

0
305
Crédito: Elton Ramos | PMSS

Idosos que participam de programas sociais em São Sebastião tiveram a oportunidade de ter um dia diferente na última quinta-feira (4), quando foram visitar a Aldeia Indígena Guarani Rio Silveiras, localizada no bairro de Boraceia, Costa Sul do município.

Conhecer as tradições dos indígenas, o mergulho na cachoeira e o contato direto com a natureza foi importante para o grupo que saiu da Costa Norte em uma viagem que vai ficar marcada na memória.

A professora aposentada Arlete Aparecida dos Santos, 63 anos, conta que mora em São Sebastião há 30 anos e foi a primeira vez que pôde conhecer a aldeia. “Este lugar é maravilhoso, cheio de energia. Se Deus quiser vou voltar mais vezes”.

Experiência parecida vivenciou dona Zilmar Rodrigues da Costa, 70 anos. Ela conta que é descendente de índio e se emocionou quando pisou no local que considera sagrado. “Eu tinha um sonho de estar aqui e foi muito bom. Nosso DNA está com esse povo”.

Dona Quesia Pinto tem 70 anos e também esteve na aldeia pela primeira vez. “Moro em São Sebastião tem 40 anos e hoje pude vir aqui. Estar aqui nos ensina a preservar a natureza. Aqui é fora de série. Se vê Deus por todos os lugares”.

O passeio faz parte do Projeto Turismo de Aventura Especial realizado pelo menos uma vez por mês pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), em parceria com as Secretarias de Turismo (SETUR) e Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e que leva pessoas com deficiência (PcD) e idosos para conhecer locais especiais na cidade.

A secretária da SEPEDI, Karin Conde, destacou a importância dessa atividade com o grupo e a importância do turismo de aventura. “Estar aqui com eles, proporcionando esse resgate dos nossos antepassados com os índios é maravilhoso. “Estaremos aqui outras vezes com idosos de toda a região”.

Atualmente, fazem parte do roteiro do Projeto de Turismo de Aventura Especial as trilhas da Aldeia Indígena (Boraceia), Abras do Una (Barra do Una), Ribeirão do Itu (Boiçucanga), Trilha Maresias/Paúba (Maresias) e Reserva du Moulin (Pontal da Cruz).

A SEPEDI aguarda a ampliação de algumas outras trilhas que ficam dentro do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo São Sebastião. Para serem acessíveis elas devem contar com corrimão, degraus, entre outras adequações que são priorizadas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ir para o conteúdo