Estudantes da rede municipal de São Sebastião participam de atividades em alusão ao Dia dos Povos Indígenas

0
198

Crédito: Divulgação | PMSS

Com o objetivo de lembrar da importância dos direitos dos povos originários, celebrar a diversidade cultural e contribuir para a preservação da história das comunidades tradicionais, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), promoveu diversas atividades em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril.

Na Costa Sul da cidade, alunos das escolas municipais Prof.ª Vilma Aparecida de Almeida Ribas, de Boraceia, Prof.ª Sebastiana Costa Bittencort, de Barra do Una, e Prof.ª Guiomar Aparecida da Conceição Sousa, de Boiçucanga, tiveram a oportunidade de participar do Festival Indígena Aldeia Rio Silveiras e conhecer mais da cultura Guarani, como as tradicionais apresentações de canto, arco e flecha, pintura corporal, exposição de artesanatos feitos pelos indígenas, exposição de plantas nativas e comidas tradicionais.

Para a aluna Ana Clara Carvalho, 10 anos, da EM Prof.ª Vilma Aparecida de Almeida Ribas, de Boraceia, a experiência foi uma troca cultural e também uma oportunidade de desenvolver amizades. “Eu gostei muito de ter aprendido um pouco da língua deles tupi-guarani e eu também gostei bastante de ter visto o cacique e de ter conhecido alguns índios, eles são muito legais”.

Além desta visita, as equipes gestoras e os professores das demais unidades escolares também organizaram atividades em suas escolas sobre a temática dos povos indígenas, com o objetivo de proporcionar vivências enriquecedoras para os alunos. As atividades incluíram contação de histórias, brincadeiras, interação com artesanatos e artigos, apresentação de músicas tradicionais e degustação de alimentos típicos.

A diretora da EMEI Tereza Mota Santos “Reino da Alegria”, da Topolândia, Ana Paula Santos, conta que com as atividades e brincadeiras promovidas em sua escola as crianças tiveram a oportunidade de conhecer melhor a cultura e respeitá-la. “As trocas de saberes e a convivência harmoniosa com a diversidade permitem melhores relações, e assim, as crianças se desenvolvem com mais empatia, consciência social e responsabilidade”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui