20.8 C
São Sebastião
domingo, 27 de julho de 2025
Cuidados Contra a Dengue
Início Destaque Resultados da 8ª Conferência Municipal de Saúde de São Sebastião serão apresentados...

Resultados da 8ª Conferência Municipal de Saúde de São Sebastião serão apresentados na etapa estadual em abril

0
112
Crédito: Lucas Eduardo Alves \ Pmss

Durante a 8ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na última quinta (23) e sexta-feira (24), foram aprovadas propostas para possível implantação no município e eleitas oito diretrizes que serão enviadas à etapa estadual, prevista para o dia 28 de abril, em Taubaté.

O evento foi promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde (COMUS), e reuniu cerca de 200 pessoas por dia no Teatro Municipal.

Entre as diretrizes que foram eleitas estão financiar capacitação de autismo, via ministério da Saúde, para todos os profissionais e ampliar a discussão e políticas públicas nas demais esferas (Esporte, Cultura, Educação etc); ampliar a capacidade de oferta de serviços especializados através de capacitação aos profissionais médicos dos municípios; criação de conselhos gestores nos serviços regionais, como o AME de Caraguatatuba e o Hospital Regional do Litoral Norte, com garantia de representantes dos 4 municípios do litoral norte; realização de encontros regionais de conselheiros de saúde por macrorregiões, para integração dos colegiados; criação de programa de incentivo à adesão da clínica básica de pediatria na saúde pública, dada a insuficiência da oferta desses profissionais; instituição de um centro regional de referência às pessoas com TEA, englobando práticas de atendimento baseadas em evidencias cientificas; e implantação e financiamento do Centro de Referência Especializado à população LGBTQIA+ no Litoral Norte.

Durante a conferência também foram eleitos dez delegados que representarão o município na etapa estadual, sendo cinco do segmento usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), três representantes do governo e dois do segmento trabalhador.

O evento também contou com duas palestras: “Como se preparar para o presente”, ministrada pelo ator, escritor, educador e Business Coach, Alexandre Camilo; e “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia. Amanhã vai ser outro dia”, com Antonio Carlos Nisoli Pereira da Silva, servidor público municipal desde 1996; ex-secretário de Saúde; ex-presidente da Fundação de Saúde Pública; advogado e professor universitário.

As Conferências Municipais da Saúde acontecem a cada quatro anos e proporcionam a participação popular e dos trabalhadores da Saúde na construção democrática do SUS. Este ano, o tema foi “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, conforme diretriz do Conselho Nacional de Saúde.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ir para o conteúdo