O governo estadual anunciou neste sábado (17) a gratuidade da tarifa do transporte público para idosos de 60 a 64 anos na faixa de pobreza e extrema pobreza. De acordo com a administração, são estimados 155 mil idosos inscritos no CadÚnico beneficiados por essa medida, válida a partir de 2023.
Ainda de acordo com o governo, a gratuidade servirá para tarifas do Metrô, de trens da CPTM e dos ônibus intermunicipais. Além da exceção para inscritos no CadÚnico, somente idosos acima de 65 anos têm direito à gratuidade nas tarifas.
Segundo o governador Rodrigo Garcia (PSDB), o estado tem condições de oferecer essa gratuidade sem diminuir investimentos. “Conseguimos retomar a gratuidade e continuar os investimentos em mobilidade na região metropolitana”, disse.
Antes, podiam usar o transporte sem custo pessoas a partir de 60 anos. O fim do benefício passou a valer em fevereiro de 2021. Uma liminar judicial chegou a suspender a alteração em janeiro de 2021, atendendo a uma ação sindical. No entanto, a decisão foi revertida e a nova política foi mantida em vigor.