São Sebastião lidera número de atendimentos a empreendedores no Litoral Norte

0
99

Em atendimento ao plano de governo municipal, que visa o fomento das políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), por meio do Departamento Emprego e Renda implantou todos os programas e cursos desenvolvidos em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Banco do Povo Paulista este ano.

Diante destes incentivos e investimentos, em 2021, o município lidera o ranking em atendimentos a microempreendedores individuais no Litoral Norte e em números absolutos, ocupa a segunda colocação, entre os 38 municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale-LN), em que São José dos Campos é o primeiro.

De acordo com a secretaria, o Posto SEBRAE AQUI – SP, inaugurado em 2007 no município, apresenta excelentes resultados. Reinaugurado em 2018, com um novo modelo de atuação, os serviços foram mais assertivos para o fomento do empreendedorismo na cidade. Em 2020 com a pandemia, foram realizados atendimentos que colocaram o município em posição de destaque na oferta de crédito, em parceria com o Banco do Povo, oferecendo mais de R$ 1 milhão, em linhas emergências, ajudando os empreendedores a superar o momento de turbulência.

Já em 2021, São Sebastião obteve o melhor desempenho, desde a sua inauguração, ao realizar mais de 3000 atendimentos. Resultado apresentado na prestação de contas do escritório regional, ou seja, das quatro cidades do Litoral Norte, São Sebastião é a primeira em números de atendimentos a microempreendedores individuais (MEIs) e geral.

Ainda segundo a secretaria, atualmente os serviços prestados no município são atendimento a pessoa física e jurídica sobre a formalização do MEI; programas em parceria com as demais secretarias municipais; serviços da ‘Sala do Empreendedor’, juntamente ao Agiliza São Sebastião; emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS); Declaração Anual do MEI; parcelamentos e débitos; baixa de empresa; emissão de notas fiscais; alvarás e alteração de dados; participação em cursos e palestras; Apoio Social Móvel; visitas externas para captação de novos clientes e ‘Regulariza MEI’.

Entre os programas oferecidos, Agente Local de Inovação (ALI), consultoria gratuita para microempresa (ME/LTDA) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). Em 2021 foram mais de 100 clientes beneficiados, sendo 30 programas de segmentação, beneficiando mais de 330 empresários. Segundo a SEDES, o Programa Empreenda Rápido do Governo do Estado de São Paulo auxiliou mais de 900 pessoas.

Com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) houve a criação do Programa ‘Todo dia é dia de Feira’ que, ainda de acordo com a secretaria, fomentou a venda de produtos agrícolas e pescado. Já com a Secretaria da Educação (SEDUC), o município recebeu o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que tem como objetivo Incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios das novas gerações. Também foi implantado o ‘Descomplique’, programa que estimula o empreendedorismo para os alunos do Educação para Jovens e Adultos (EJA), mais o curso de ‘Gestão Empreendedora Aplicada’ aos artesãos da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Sant’Anna, e com Centro Integrado Profissionalizante (CIP), cursos de empreendedorismo.

Através dos serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião, o SEBRAE e o Banco do Povo auxiliaram munícipes nos atendimentos do Apoio Social Móvel – atendimento itinerante aos moradores – de bairro em bairro -, além de atendimentos na Casa PodeRosa, em que mais de 200 mulheres foram beneficiadas com o ‘Programa Delas’, ajudando a autoestima e o fortalecimento empreendedor.

Este ano, houve a participação em eventos, como o Circuito Litoral Norte de São Paulo, palestra sobre ‘Inteligência Emocional’ para os servidores públicos municipais da SEDES, e palestras de finalização de cursos para o Instituto Verdescola e Escola Técnica Estadual (ETEC).

Recentemente, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto assinou o convênio Consórcio Empreendedor, cujo objetivo é regionalizar políticas públicas de integração entre cidades, ampliando negócios. Consultores credenciados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) vão implantar técnicas de empreendedorismo aos municípios consorciados.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui