O Instituto Argonauta, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), teve que lidar com o triste cenário de três baleias encontradas mortas nas praias de São Sebastião no último fim de semana.
As equipes do instituto já haviam registrado quatro baleias-jubarte mortas no Litoral Norte de São Paulo nas últimas semanas. Com as novas ocorrências em São Sebastião (nas praias de Guaecá, Boraceia e Paúba), o número total sobe para seis.
Infelizmente, a equipe do PMP-BS não conseguiu localizar uma das carcaças, avistada por pescadores na região da praia da Picinguaba em Ubatuba.
Causas da Morte Ainda São Desconhecidas
As causas das mortes das baleias ainda são investigadas. O estado avançado de decomposição de alguns dos animais impossibilitou a determinação precisa das causas.
Preocupação com o Aumento das Mortes
O aumento no número de baleias mortas na região é motivo de grande preocupação para o Instituto Argonauta e para os especialistas em vida marinha. As causas das mortes ainda estão sendo investigadas, mas diversos fatores podem estar contribuindo, como:
- Poluição: O acúmulo de poluentes nos oceanos pode enfraquecer as baleias e torná-las mais suscetíveis a doenças.
- Enredo em redes de pesca: As baleias podem se enredar em redes de pesca, causando ferimentos graves e até a morte.
- Colisões com embarcações: O aumento do tráfego marítimo aumenta o risco de colisões entre baleias e embarcações.
- Mudanças climáticas: As mudanças climáticas podem estar afetando os habitats e as fontes de alimento das baleias, levando-as à morte.
O que Fazer para Ajudar
É importante que todos façamos a nossa parte para proteger as baleias e o meio ambiente marinho. Aqui estão algumas dicas:
- Reduza o seu consumo de plástico: O plástico é um dos principais poluentes dos oceanos e pode causar danos graves à vida marinha.
- Descarte o lixo de forma adequada: O lixo jogado no chão pode acabar nos rios e oceanos, prejudicando os animais marinhos.
- Apoie organizações que trabalham para proteger as baleias: Existem diversas organizações que trabalham para proteger as baleias e o meio ambiente marinho. Você pode apoiar essas organizações doando dinheiro ou se voluntariando.
- Fique informado: É importante se manter informado sobre as ameaças que as baleias enfrentam e sobre as medidas que estão sendo tomadas para protegê-las.
Para saber mais:
- Instituto Argonauta: https://institutoargonauta.org/
- Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS): http://www.pcaseychelles.org/uploads/1/2/3/6/12369400/kapisen_7.pdf