A partir desta quarta-feira (10), o serviço de travessias por balsas de três portos que interligam os bairros de Natividade da Serra, município do Vale do Paraíba, terá a sua capacidade operacional alterada temporariamente. De acordo com o Departamento Hidroviário (DH), órgão vinculado à da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a programação de paradas alternadas das embarcações tem como objetivo realizar a vistoria obrigatória de segurança das balsas que atuam nas passagens de Natividade da Serra, Paraitinga e Varginha.
A medida é obrigatória para a renovação do Certificado de Segurança da Navegação (CNS), documento que licencia toda embarcação de acordo com sua capacidade e com o local onde será utilizada e deverá ocorrer em um período de dez dias. “Montamos um cronograma com alternâncias para evitar a paralisação da prestação do serviço, minimizando ao máximo o impacto na mobilidade tanto de pessoas que utilizam essas travessias normalmente, quanto para a atividade turística da região”, afirma a diretora do Departamento Hidroviário, Jamille Consulin.
As travessias do Reservatório de Paraibuna são operadas pelo DH e a operação especial tem previsão de seguir até 20 de abril (sábado). Confira a programação de parada de cada balsa em relação à travessia operada abaixo, com o translado da balsa Piapara para Suporte nas travessias de Paraibuna no dia 13 de abril.
– Balsa Piracanjuba (Travessia de Natividade da Serra): de 10 a 12 de abril;
– Balsa Pirapitinga (Travessia de Paraibuna): de 14 a 16 de abril;
– Balsa Piabanha (Travessia de Varginha): de 17 a 20 de abril.
Fonte: Semil