A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e da Secretaria da Saúde (Sesau), lançou oficialmente o Projeto Guarda-vidas Mirim na última quinta-feira (7/8), na Escola Municipal Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, em Maresias. A unidade foi escolhida como piloto devido aos altos índices de afogamento registrados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na praia de Maresias, envolvendo tanto moradores quanto turistas.
Realizado no contraturno escolar, o projeto é realizado toda quinta-feira e tem como objetivo capacitar estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, com idades entre 11 e 16 anos, para reconhecer e atuar em situações de emergência, em ambientes terrestres e aquáticos. Além disso, os jovens receberão orientações para identificar riscos associados à praia, ao mar e a piscinas.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre Seduc e Sesau, por meio do SAMU, e também o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar). Ao longo das atividades, os participantes aprenderão sobre segurança aquática, primeiros socorros e cidadania, de forma prática e preventiva.
A proposta também contribui para a redução do número de afogamentos, especialmente entre crianças e adolescentes, uma das principais causas de morte acidental nessa faixa etária.
A aluna Maria Clara de Oliveira, 13 anos, destacou a relevância do aprendizado obtido na formação. “Achei uma coisa muito importante. É bom sempre ter conhecimento, ainda mais sobre guarda-vidas. É uma honra estar aqui e poder servir de instrumento para o futuro, já que, como uma das pessoas da área da saúde falou, somos a primeira turma e serviremos de exemplo para as próximas. Eu adorei participar. Foi excelente.”
O estudante Samuel Gomes, também de 13 anos, ressaltou a importância prática do conteúdo. “Gostei muito da formação. É uma honra estar presente e aprender sobre os cuidados no mar. Às vezes, a gente não sabia de certas coisas e agora pode ajudar salvando uma pessoa, evitando um acidente ou até um óbito. Foi muito bom ter essa oportunidade.”