A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou nos dias 23 e 24 de julho uma ação especial de Treinamento e Suporte em situações de Emergência e Desastres. A iniciativa foi promovida pelo Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) em parceria com a Defesa Civil e a subsede da Região Metropolitana Vale do Paraíba do Conselho Regional de Psicologia.
“O objetivo é cumprir as metas anuais de treinamento e sensibilização dos colaboradores para que exerçam o cuidado humanizado e deem assistência integral ao paciente”, explicou a psicóloga coordenadora do HCSS, Gabriela Malafaia, que organizou o treinamento.
A psicóloga disse que o treinamento funciona para sensibilizar a equipe assistencial, no manejo, apoio e suporte a população em situações de crises, emergências e desastres. “Essa proposta surgiu no ano passado como incentivo e meta para este ano na ampliação e suporte técnico aos colaboradores”.
O treinamento foi realizado nas unidades do HCSS do Centro e Hospital de Clínicas da Costa Sul (HCSS-CS), com lotação máxima nos dois dias, reunindo os profissionais da área, além de convidados da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS) e do Departamento de Políticas Públicas da Sesau.
Os participantes puderam aprender mais com as palestras da psicóloga Milena Fernandes e com o chefe da Defesa Civil, Bruno Angeli. Durante todo o ano são realizados três treinamentos e o próximo será no final do ano e vai abordar as emergências psiquiatras.
“A equipe do Hospital da Costa Sul participou do Treinamento da Defesa Civil sobre respostas a desastres emergenciais, reforçando nosso compromisso com a capacitação continua e a preparação para as situações de crise”, disse Fernanda Paluri, diretora do Hospital da Costa Sul.
Ela lembrou que a equipe que participou deste treinamento atuou com afinco na tragédia da chuva em fevereiro de 2023, que devastou o Litoral Norte de São Paulo. “Prestando assistência mesmo diante de perdas pessoais e desafios emocionais, essa vivência real evidenciou a importância do preparo técnico e psicológico para atuar com agilidade e segurança”.
Ela complementou, ainda que “esse treinamento foi uma oportunidade para fortalecer protocolos, integrar ações com outros órgãos, e aprender com as experiências compartilhadas pelos agentes de campo contribuindo para um atendimento ainda mais eficiente”, disse a diretora.