Fundado em 30 de junho de 1937, o Clube Atlético Guarani é um dos times mais tradicionais de São Sebastião. Para comemorar seus 88 anos de história, a Arena Guarani, no bairro Enseada, recebe neste sábado (19/7) e domingo (20/7), a partir das 8h, o Festival em homenagem ao clube.
O evento contará com uma média de 20 equipes das categorias Sub-15, +60, +50, +40 e Principal (Amador). Além de jogos emocionantes, o festival terá churrasco, peixada e ação social com arrecadação de alimentos não perecíveis para serem doados para famílias em vulnerabilidade social do município.
Um dos primeiros responsáveis pela fundação e direção do Clube Atlético Guarani foi Liberato Cardoso de Campos, figura importante na criação e expansão do Clube. O campo da entidade surge em um terreno doado pela Família Granato, por meio do Sr. Emílio Granato, amante ilustre do futebol e grande apoiador do Guarani, tendo suas raízes mantidas até hoje, por meio do neto dele, Felipe Granato, que atua na equipe principal do Guarani.
No ano de 1966, os administradores do Guarani formalizaram o seu primeiro registro em cartório, dando início a uma nova fase do clube. Muitas pessoas passaram pela história da equipe durante esse período. Na antiga sede do clube, situada às margens da rodovia SP-55, foram realizadas diversas festividades esportivas, culturais, casamentos, reuniões e eventos para arrecadar fundos para a equipe e fomentar as ações sociais promovidas pela instituição.
O Guarani possui muitas conquistas no meio futebolístico, com títulos em todas as categorias, desde a base até a categoria +50, tendo em sua galeria mais de 100 troféus. O time continua atuando muito na área social para se manter próximo da comunidade, com eventos para arrecadação de alimentos, fraldas, festas do Dia das Crianças e muito mais.
Para o presidente do Guarani, Dilson Sales de Castro, comemorar 88 anos de história é um orgulho imenso para todos que fazem parte do Guarani.
“Este clube não é apenas um time de futebol, é um símbolo do bairro da Enseada, da nossa cultura, das amizades que construímos ao longo das décadas e do trabalho social que realizamos com tanta dedicação. Certeza que veremos a Arena Guarani cheia, com jogadores de várias gerações em campo, e essa é a prova de que a nossa missão segue viva: unir, incluir e celebrar o esporte como ferramenta de transformação”, destaca Dilson.
Hoje, com 88 anos, o Clube Atlético Guarani tem uma estrutura própria, conta com campo, vestiários, espaço social e diversos uniformes. Contando com vários ídolos em diversas épocas, dois dos grandes ícones do Guarani e de gerações diferentes, ainda atuam nos gramados do litoral, como o Sr. Mário de Souza, o Buía, 71 anos, e Deivid Rubens, o Kinha, 49 anos.
Jogos
19 de julho (sábado)
8h – Sub-15 – Projeto Joga Bola x Boleirinhos
9h – +60 – Clube Atlético Guarani x Xique-Xique
11h – +50 – Clube Atlético Guarani x Xique-Xique
13h – +50 – Guaecá x Fortaleza
15h – +50 – Clube Atlético Guarani x Unidos de Caraguá
20 de julho (domingo)
8h – Sub-15 – Projeto Príncipe x Divisa
9h – +40 – Clube Atlético Guarani x Itaquanduba
11h – +40 – Perequê x Vermelhão
13h – Livre – Amigos do Cirilo x Consulado
15h – Principal (Amador) – Clube Atlético Guarani x Garrafão
Serviço
Festival de Aniversário do Clube Atlético Guarani
Dias: 19 e 20 de julho (sábado e domingo)
Local: Arena Guarani
Endereço: Avenida Emilio Granato, 5.151 – Enseada
Horário: 8h
Aberto ao público