Alunos da EJA participam da Oficina 60+ com foco em empreendedorismo e educação financeira

0
23

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com o Sebrae-SP, realizou na terça-feira (10/6) a Oficina 60+, voltada aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com mais de 60 anos. A atividade teve como foco o incentivo à autonomia, ao protagonismo e à valorização das experiências de vida dos participantes.

Com o tema “Comece a organizar sua ideia de negócio”, a oficina foi conduzida por especialistas do Sebrae, que utilizaram uma linguagem acessível e exemplos práticos do cotidiano para abordar conceitos de educação financeira, planejamento e empreendedorismo. A proposta foi promover reflexões sobre autoconfiança, organização de ideias e a possibilidade de transformar habilidades em oportunidades.

Durante o encontro, os alunos puderam compartilhar vivências, identificar talentos pessoais e pensar em estratégias para possíveis iniciativas empreendedoras, considerando seus interesses e o contexto em que vivem. A atividade reforça o compromisso da rede municipal de ensino em oferecer uma educação inclusiva, significativa e conectada com os projetos de vida dos estudantes, independentemente da idade.

A oficina também contou com a parceria da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi), e abordou uma reflexão importante sobre o Junho Violeta, que é a campanha de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. Durante o encontro, foi ressaltada a dificuldade que muitos enfrentam para ingressar ou se manter no mercado de trabalho após os 60 anos, mesmo tendo ampla experiência. A conversa reforçou a importância do respeito, da inclusão e da valorização dos saberes dos idosos em todos os espaços da sociedade.

A aluna Sônia Maria da Silva, compartilhou como a Educação de Jovens e Adultos mudou sua vida. “Olha, depois que eu entrei no EJA, eu não sabia nada, né? Não sabia ler, não sabia escrever. E graças, primeiramente, a Deus e aos professores, que me deram maior força e me incentivaram para que eu não viesse desistir. Hoje estou no 9º ano, já indo pro primeiro colegial. Estou muito feliz por ter entrado nessa escola e também quero incentivar a todos que não desistam. Ainda há tempo pra tudo. A gente não teve a oportunidade antes, mas agora estamos tendo. É muito importante a gente aprender”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui