Professores participam de formação sobre Alfabetização Ecológica promovida pela Seduc

0
21

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realizou uma formação voltada aos professores e coordenadores que atuam nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). O encontro, realizado na segunda-feira (10/6) em seu auditório da Seduc, teve como tema a Alfabetização Ecológica, e foi conduzido pela equipe da Astera Socioambiental, organização parceira do município.

A formação teve como objetivo conectar o processo pedagógico ao fortalecimento de vínculos entre criança, natureza e educação, destacando o papel da alfabetização ecológica como um caminho essencial para o desenvolvimento integral na infância e para a construção de uma cultura de regeneração.

Durante o encontro, foram apresentados os princípios que diferenciam a alfabetização ecológica da alfabetização tradicional, destacando a importância de integrar práticas educativas que despertem nos alunos o sentimento de pertencimento à teia da vida e o respeito à biodiversidade.

Entre os temas abordados estavam conceito de alfabetização ecológica e sua diferença em relação à alfabetização tradicional; ecologia como base para o pensamento educativo regenerativo; o tripé criança–natureza–educação como eixo norteador das práticas; o Efeito Borboleta e sua aplicação simbólica no cotidiano escolar; a importância dos polinizadores na manutenção da vida e como tema transversal; dinâmicas práticas para aplicar a metodologia no dia a dia das unidades escolares.

A fundadora e formadora Paula Mazzola, da Astera, também apresentou a Jornada Atequenfim, já em curso nas EMEIs da rede municipal, que propõe uma abordagem sensível e simbólica da conexão entre os pequenos e o meio ambiente, com vivências inspiradas no ciclo de vida da borboleta.

A proposta agora é integrar o olhar ecológico ao trabalho que já vem sendo feito nas escolas, enriquecendo o currículo com práticas pedagógicas que promovem a consciência ambiental desde os primeiros anos de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui