Simulado de acidente de trânsito no Centro de São Sebastião reforça campanha de conscientização do Maio Amarelo

0
54

Um simulado de acidente de trânsito realizado na manhã desta terça-feira (27/5) na Avenida Guarda Mor Lobo Viana movimentou o Centro de São Sebastião e serviu de treinamento para equipes de órgãos ligados à segurança no trânsito e saúde. O ‘acidente’ envolveu uma colisão entre carro e motocicleta que deixou duas pessoas ‘feridas’ e uma em ‘óbito’.

A ação faz parte da campanha Maio Amarelo, que traz neste ano o lema ‘Desacelere. Seu bem maior é a vida.’ e envolveu equipes das secretarias de Segurança Urbana (Segur) com empenho do Departamento de Trânsito e da Polícia Municipal, e da Saúde (Sesau), com o Serviço de Atendimento e Móvel de Urgência (SAMU 192), além do Corpo de Bombeiros e de Serviço Funerário, somando seis viaturas e mais de 20 homens.

O realismo do ‘acidente’ chamou a atenção de Isadora Passos da Costa Dias, 30, moradora do bairro Itatinga. Ela contou que passou pelo local e retornou, pois achou que o motociclista ferido era seu tio Mauro. “Fiquei muito assustada porque a moto era parecida com a dele”, contou ela após se acalmar e saber que era um simulado.

Morador na Topolândia, José Irineu de Souza, 68, contou que viu um ferido com o ‘osso’ exposto e foi ver se era algum parente. “Foi muito surpreendente ver esse ‘acidente’. Essa também foi a reação do aposentado Washington Coelho, 58 anos, de Boiçucanga. Ele disse que a cena o fez relembrar quando sofreu um grave acidente, em 2010, e quebrou o osso nas duas pernas, além de ficar três dias em coma. “Eu estava de bicicleta na rodovia Rio-Santos, quando fui atingido por uma motocicleta, caí e bati a cabeça”.

Mãe e filha, Margarida Moreira da Silva, 51, e Maria Alexandra Moreira Lima, 28, também se impressionaram com as cenas. “Nós passamos aqui e ficamos muito assustadas até nos falarem que se tratava de um simulado”, disse Margarida.

Para o diretor de Trânsito de São Sebastião, Alexandre Assunção, o simulado superou todas as expectativas para o treinamento dos profissionais envolvidos. Ele destacou que esse simulado é muito importante para demonstrar a união e a forma de trabalhar em conjunto das forças de segurança como Trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Municipal e Samu. “Nosso trabalho é garantir a segurança da cena, onde o agente chega, faz a canalização e prepara o local para o recebimento das equipes de resgate e salvamento. Também demonstrar para a população a importância de respeitar as normas de trânsito, evitando beber ou usar celular ao dirigir”, destacou.

O coordenador do SAMU, André Leandro, também falou sobre entrosamento entre os órgãos e a necessidade de conscientização. Segundo ele, o Brasil tem como sua terceira causa de morte o acidente de trânsito. “Precisamos controlar isso e é através da educação que podemos conseguir. E o tempo resposta para atendimento também é muito importante e conseguimos chegar no local em seis minutos após o acionamento e encerramos o atendimento em menos de 30 minutos”, disse.

Já o comandante interino do Corpo de Bombeiros, Lafael Vitor, ressaltou a importância da ligação para o 192 e 193 e informar sobre a gravidade da vida para empenhar melhor as viaturas e equipes no atendimento.  

Na quinta-feira (29/5), às 10h, está marcado um segundo simulado, desta vez, na Avenida Walkir Vergani, em Boiçucanga, na Costa Sul do município.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui