Adaptação, planejamento, organização, motivação, participação e engajamento ajudam a estabelecer nova rotina acadêmica. Foto: Divulgação/Governo de SP
Veja recomendações de psicóloga e coordenadora de projetos para manter o foco e começar o curso sem crise
- Agência SP
Para ajudar a passar por este momento sem crise, aproveitando ao máximo o curso e as oportunidades, a psicóloga, professora e coordenadora de projetos do Centro Paula Souza (CPS), Deise Felipe compartilha dicas para manter o equilíbrio entre estudos, lazer e bem-estar.
Adaptação
É primordial entender que sua rotina será alterada e buscar a melhor adaptação. Seguir uma rotina constante cria senso de responsabilidade e independência, habilidades valiosas para a vida acadêmica e profissional.
- Defina horários específicos para o estudo e evite deixar para depois.
- Durma bem e cuide da alimentação para manter o foco. Sono de qualidade e alimentação equilibrada melhoram a concentração, a memória, a energia e o bem-estar, tornando os estudos mais produtivos. Pequenas mudanças na dieta podem fazer uma grande diferença no rendimento acadêmico.
- Inclua pausas estratégicas. Uma técnica possível é a Pomodoro, que intercala 25 minutos de estudo e 5 minutos de descanso.
Planejamento
Ter um planejamento claro e realista evita atrasos e correria antes de provas e trabalhos.
- Estabeleça objetivos diários e semanais. Por exemplo: após assistir a todas as aulas da semana, vou revisar 5 páginas por dia, e acessar material complementar de uma disciplina por dia.
- Tenha metas de curto e longo prazo para manter a motivação e diminuir o estresse.
- Adapte seu plano conforme necessário.
- Inclua no seu planejamento momentos de lazer: reserve tempo para atividades físicas, hobbies e relaxamento.
Organização
Ao organizar o material escolar, você evita repetições desnecessárias e consegue estudar de maneira mais eficiente. A organização nos estudos também cria hábitos valiosos na vida profissional e pessoal.
- Separe pastas para cada disciplina (físicas ou digitais).
- Faça anotações de forma estruturada (resumos, mapas mentais, fichas).
- Mantenha seus materiais organizados: cadernos, livros, computador, fones de ouvido.
- Não acumule matérias, revise sempre que possível.
Participação e engajamento
Participar das aulas expressando suas ideias e discutindo conceitos fortalece sua capacidade de argumentação, raciocínio crítico e comunicação oral. O engajamento cria conexões, facilitando futuras colaborações acadêmicas e até oportunidades profissionais.
- Não tenha medo nem vergonha de tirar suas dúvidas com professores e colegas.
- Participe de grupos de estudo para trocar conhecimento.
- Tente relacionar o conteúdo com o seu dia a dia.
Motivação
Manter-se motivado faz com que seu cérebro se engaje mais no processo de aprendizado, tornando mais fácil lembrar e aplicar o que foi estudado. Para isso, lembre-se do motivo pelo qual começou o curso.
- Mantenha um equilíbrio entre estudo, lazer e descanso.
- Defina uma recompensa ao cumprir metas (ex: assistir a um episódio de série ou tomar um café especial).