PATA São Sebastião alerta para baixa procura ao tratamento contra câncer de mama em cadelas ‌

0
95

Você sabia que seu animalzinho também pode ter câncer de mama? O Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA) alerta para a importância de um diagnóstico precoce para um tratamento 100% eficaz.

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), está com vagas abertas para cirurgias oncológicas, exames complementares e, se necessário, tratamento oncológico, tudo gratuito.

A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e veterinária Marcella Chistoff destaca sobre a importância do tratamento preventivo. “Faça uma avaliação, caso sinta alguma alteração nas mamas do seu Pet, tais como inchaço, nódulo, vermelhidão, secreção e sensibilidade, leve imediatamente para uma consulta. A prevenção é tudo”, avalia Marcela.

A Secretaria de Saúde (SESAU) alerta para a baixa procura de tutores de pets no setor de oncologia do PATA, que, até o momento, realizou apenas 19 cirurgias oncológicas desde a inauguração da unidade no da 1º de abril deste ano.

Até esta terça-feira (18), além dessas cirurgias, o PATA realizou também 2.130 consultas, 123 cirurgias gerais (de tecidos moles), 32 cirurgias ortopédicas, 888 castrações, 4.738 exames laboratoriais, 1.929 exames de imagens, aplicou 3.046 medicações e realizou 1.342 procedimentos ambulatoriais.

“Quanto mais cedo a cadela é diagnosticada e tratada, maiores são as chances da paciente receber a cura da doença e menores são as chances do desenvolvimento das metástases. Em alguns casos mais avançados, pode ser que a cadela não seja mais beneficiada com o tratamento cirúrgico, sendo realizado um tratamento paliativo para promover alívio e conforto”, completa Marcela.

O tumor de mama é o câncer mais comum nas cadelas. Pode representar mais da metade de todos os cânceres diagnosticados nas cadelas, especialmente nas adultas e não castradas ou castradas tardiamente.

Segundo SESAU, em média, 50% dos tumores de mama são malignos. Nas gatas, mais de 90% dos tumores são malignos.

Esta condição pode manifestar-se como um nódulo único ou como múltiplos nódulos que aparecem nas mamas ou próximo a elas. Os nódulos podem ser pequenos ou grandes, macios ou firmes, doloridos ou também podem não apresentar dor.

Quando os nódulos apresentam crescimento rápido, eles podem “romper” (ou ulcerar) e ficar como uma ferida que nunca cicatriza.

O diagnóstico é feito por meio de um exame físico detalhado de toda a cadeia mamária. O médico veterinário realiza uma palpação minuciosa para detectar os nódulos, mesmo ainda pequenos.

Além do exame físico, também são realizados exames de sangue para avaliar o estado de saúde da cadela e exames de imagem, como radiografia de tórax e ultrassom de abdomen. Esses exames servem para detectar a presença de metástases nos órgãos internos, isto é, quando o tumor começa a se proliferar pelo organismo. Essa proliferação do tumor ocorre principalmente no fígado, no baço e nos pulmões.

O tratamento é realizado por meio de medicações para alívio da dor e de outros sintomas e principalmente pelo tratamento cirúrgico. A cirurgia consiste não só da retirada do nódulo mamário, mas de toda a cadeia mamária para evitar o surgimento de novos nódulos.

Além do tratamento cirúrgico, em alguns casos há necessidade da realização da quimioterapia como tratamento adjuvante, realizada pelo especialista em oncologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui