Experiência de São Sebastião vai contribuir com ações em cidades atingidas por ciclone no Rio Grande do Sul

0
105

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, juntamente com secretários municipais, participou, nesta segunda-feira (11), de forma online, da reunião do Conselho de Secretariado do Rio Grande do Sul, coordenada pelo governador Eduardo Leite.

A reunião contou também com a participação de representantes do Governo do Estado de São Paulo. A passagem de um ciclone extratropical provocou alagamentos em 93 cidades, 46 mortes e o desabrigamento de 25 mil pessoas.

Segundo a Defesa Civil do RS, em boletim divulgado no domingo (10), foram 4.794 desabrigados e 20.490 desalojados. São 3.130 pessoas resgatadas, 340.918 afetados e 924 feridos.

Em sua participação na reunião, o prefeito Felipe Augusto reiterou que São Sebastião permanece solidária para com a população riograndense e compartilhou as experiências vividas pelo município, que há 200 dias também foi atingido por uma catástrofe que provocou a morte de 64 pessoas.

Felipe Augusto destacou ações desenvolvidas pela cidade, desde o socorro e acolhimento às vítimas até o processo de reconstrução da cidade. Reafirmou a grande importância da união de esforços entre os governos municipal, estadual e federal em casos de situação de calamidade.

O prefeito destacou a importância da resposta rápida do poder público, como ocorrido em São Sebastião e citou, entre outras ações, a agilidade na construção da Vila de Passagem, no bairro Topolândia, o abrigamento provisório em pousadas do município, em apartamentos na cidade vizinha de Bertioga, além da agilidade na construção de casas para atender as famílias, nos bairros Baleia Verde (518) e Maresias (186), que devem começar a ser entregues em outubro próximo.

Os representantes do governo do Estado que participaram da reunião também destacaram a importância da rapidez das respostas e a soma de esforços empreendida em São Sebastião.

Assim como o prefeito Felipe, mencionaram o êxito com a iniciativa da construção rápida da Vila de Passagem e da construção, em 180 dias, de casas para receber as famílias. Reiteraram também a importância da participação de todos os órgãos de fiscalização em todas as etapas das ações exigidas pela calamidade.

Representaram o governo do Estado na reunião: o Chefe da Casa Civil, Arthur Lima; o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco; o coronel Henguel Ricardo Pereira como o novo secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil; e o secretário da Gerência de Apoio do Litoral Norte, André Porto.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, agradeceu o compartilhamento das experiências e o apoio dos representantes da Prefeitura de São Sebastião e do Governo do Estado de São Paulo. “Agradeço. São insights (percepções) muito importantes para situações futuras que teremos que lidar”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui