Unidade de Saúde da Família do Pontal da Cruz mantém Grupo de Vivência para idosos

0
120

Desde o início deste ano, usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) do Pontal da Cruz, que possuem mais de 60 anos de idade, estão sendo convidados a participar de um grupo de vivência voltado para os idosos.

‌Os encontros, promovidos pela equipe multiprofissional da USF, ocorrem sempre nas primeiras e terceiras sextas-feiras do mês, às 10h, no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz. A participação é livre, não havendo necessidade de inscrição.

‌O grupo, que recebeu o nome de Vida que Segue por sugestão dos próprios participantes, tem como objetivo ser um espaço para a troca de informações e o esclarecimento de dúvidas sobre cuidados com a saúde, ao mesmo tempo em que propicia a convivência, aumentando a qualidade de vida dos integrantes.

‌Entre os temas que já foram abordados nos encontros, estão alimentação saudável, alterações fisiológicas relacionadas ao processo de envelhecimento, aspectos emocionais e vivências e conflitos intergeracionais.

‌Os temas são abordados pela equipe que coordena o projeto, composta pela médica Mariana Arreaza Giovanetti, pela nutricionista Paula Mayumi Kosaka e pela psicóloga Juliana Peixoto Pizano, e também por profissionais convidados. Em alguns encontros, para facilitar a reflexão do tema, são realizadas atividades artísticas e musicais.

‌A escolha dos assuntos é feita de acordo com as necessidades apresentadas pelo grupo, assim como por sugestões dos próprios participantes.

‌Na última sexta-feira (4), o tema abordado foi ‘Memórias’, conduzido pela terapeuta ocupacional Ana Paula de Marchipor. O próximo encontro contará com educador físico especializado em idosos para falar sobre Equilíbrio.

‌O casal Patrícia Sanhueza, 70 anos, e David Pinto, 72 anos, frequenta o grupo de convivência desde o início e considera muito benéfico participar. “Os profissionais são incríveis e recebemos muitas informações sobre coisas simples para melhorar a saúde”, diz Patrícia. “Não é remédio, é informação que a gente precisa. Estou adorando”, emenda David.

‌Regina Ferreira Garcia, 62 anos, conta que fez muitas amizades no grupo e que está gostando muito dos temas. “A gente ama isso aqui, me encontrei. Não falto de jeito nenhum”, diz.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui