Audiências descentralizadas discutem questões da iluminação pública em São Sebastião

0
113

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras (SEO), realizou, na sexta feira (28), três audiências públicas destinadas à consulta sobre a atualização dos estudos referentes ao projeto de implantação de Parceria Público-Privada (PPP) para gestão do parque de iluminação pública do município.

A iniciativa abrangerá a modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura do parque, com aplicação de tecnologias de cidade inteligente, conhecida como smart city.

As audiências ocorreram simultaneamente, às 17h, na região central, sendo realizado no bairro São Francisco, e nas costas Norte, na Enseada (EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano), e Sul da cidade, no bairro Boiçucanga (EM Prof. Antônio Luiz Monteiro), com o objetivo de garantir a participação de toda a população.

As apresentações dos estudos foram realizadas por representantes das empresas URBELUZ Energética e FortNort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, acompanhadas por representantes das secretarias municipais de Obras (SEO), Assuntos Jurídicos (SAJUR) e Administração (SECAD).

Após a apresentação dos estudos, foi aberta a participação da população, para saneamento de dúvidas sobre todo o processo em andamento e futuro. No bairro Espaço Batuíra, no bairro São Francisco, a apresentação dos estudos foi realizada pelo engenheiro eletricista Bruno Domingues Cavalcante, representando as duas empresas.

Bruno apresentou detalhes do projeto de engenharia, como características dos equipamentos, implantação do sistema de telegestão e do Centro de Controle Operacional (CCO); além do modelo jurídico, estrutura de garantias, diagnóstico, entre outros.

Em São Sebastião, o estudo prevê a concessão de 25 anos e investimentos de R$ 126 milhões, sendo que 44% deste total deverá ser aplicado do primeiro ao terceiro ano do início do contrato.

Além da aplicação desses recursos, a empresa terá que fazer 100% da transposição para o sistema LED (Light Emitting Diode) em três anos. A economia de energia estimada é de 60,2%, segundo o estudo. A previsão é de que mais de 12 mil lâmpadas precisam ser trocadas por LED, que tem durabilidade cinco vezes superior em relação às lâmpadas existentes atualmente.

Após a audiência, o secretário de Obras, Luiz Eduardo Araújo, falou sobre a iniciativa. “Tivemos a participação da população. Esse momento é parte do processo de toda a consulta pública. A população ainda tem alguns dias para enviar suas contribuições no e-mail da prefeitura. Após isso, o corpo técnico das secretarias de Obras, Jurídico e Administração analisam tudo, preparam o edital, e aí, sim a gente coloca a concorrência no ar para que seja contratada a empresa e dar o início aos serviços da PPP com a instalação dos equipamentos de iluminação pública e smart city e relacionados” Contribuições As contribuições, críticas e sugestões, como as efetuadas nas audiências públicas, poderão ser realizadas por meio do endereço eletrônico pppiluminacaopublica@saosebastiao.sp.gov.br, até o próximo dia 12 de agosto. Os materiais permanecerão disponíveis para consulta pública em www.saosebastiao.sp.gov.br/audiencias_municipais.asp. Cidades Inteligentes As cidades inteligentes são caracterizadas pelo uso estratégico da tecnologia para aprimorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana, promover soluções sustentáveis e implementar melhorias essenciais para a qualidade de vida dos moradores.

Ao adotar soluções tecnológicas inovadoras, as cidades inteligentes visam melhorar a gestão de recursos, promover a participação cidadã, facilitar o acesso a serviços públicos e impulsionar o desenvolvimento econômico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui