As Unidades Móveis do SEBRAE que fazem parte da corrente de apoio SOS Empresa – ReConstruir, que visa reestruturar comércios de empreendedores locais afetados pela tragédia das fortes chuvas, começaram a funcionar, entre sexta-feira e domingo (3 a 5), das 9h às 17h. Os carros estarão nos seguintes bairros da Costa Sul de São Sebastião: Praia Barra do Sahy, Praia de Juquehy e Praia da Baleia.
No Sebrae Móvel, além do atendimento em gestão, as pessoas terão orientação jurídica gratuita com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 136ª Subseção de São Sebastião.
Para efetuar cadastros on-line, os empreendedores formalizados ou informais que foram afetados pelos efeitos das fortes chuvas de 19 de fevereiro, também podem preencher o formulário por meio do link: SEBRAE SOS Empresa – ReConstruir.
São 500 comércios da cidade que possuem cadastro no SEBRAE e a prioridade dos atendimentos serão para a comunidade da Vila Sahy, bairro mais atingido pelo temporal devastador do carnaval.
O primeiro trabalho da equipe do SEBRAE foi o mapeamento dos comércios para buscar entender, em detalhes, a quantidade de pequenos negócios prejudicados, ramos de atividades, nível de impacto e a estimativa de prejuízo e investimento necessário para recomeçar.
Com estes dados, o Sebrae-SP dará início a uma corrente de cooperação envolvendo a própria entidade e parceiros do Estado de São Paulo.
“Montamos um plano de intervenção para os empresários da cidade, pois a principal fonte de renda que é o turismo chegou a um percentual de praticamente zero após o Estado de Calamidade ser instaurado. Precisamos acolher e instruir esses empreendedores que precisam serem direcionados para entidades de crédito”, explicou o gerente regional do Sebrae SP no Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista, Jardel José Busarello.
O SEBRAE não opera linha de crédito, mas fomenta o acesso a crédito de forma consciente por meio de assessores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e ajuda os comerciantes a reorganizarem a gestão empresarial e o estoque de produtos.
“Realizamos a análise se a empresa realmente precisará de crédito e a encaminhamos para as instituições financeiras que desenvolvem esse trabalho. Estamos com representantes do Desenvolve SP e do Banco do Povo que farão essa ação em conjunto conosco”, esclareceu Jardel.
A iniciativa no município conta com a parceria da Secretaria de Turismo (SETUR), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e Defesa Civil Municipal.